Cuidados

Convivência

Dúvidas Frequentes

Animais e Crianças: Benefícios à saúde

O contato com animais, além de proporcionar estímulo sensorial para as crianças, ajuda também a desenvolver seu emocional, seu senso de responsabilidade e sua socialização. 

Quando pequenas, as crianças precisam se sentir seguras para crescerem saudáveis e felizes e a companhia de um bichinho de estimação é capaz de aumentar a expectativa da criança de que ela será amada e apreciadas. Isso aumentará a sua confiança.

Dessa forma, elas começam a desenvolver uma imagem positiva da própria identidade e têm a sua auto-estima elevada. Além disso, os animais oferecem uma amizade sincera e são grandes companheiros para brincadeiras em todas os momentos.

João

Com animais, diferente do que acontece com brinquedos inanimados, as crianças não terão mais controle absoluto sobre as brincadeiras. Para cada ação delas, existirá uma reação do animal. Essa forma positiva de interação irá ajudar o desenvolvimento social das crianças. Elas vão, aos poucos, percebendo o que eles gostam, o que não gostam e assim ficam interessadas em descobrir novas maneiras de interagir respeitando os limites do outro.

Estudos demonstram que crianças que convivem com animais melhoram sua integração na sala de aula, têm mais facilidade com o contato com outras crianças, tendem a ser mais afetuosas, menos individualistas e ficam com mais vontade para aprender*. Também é convivendo com animais que as crianças têm a oportunidade de aprender a cuidar do próximo e assim, tornam-se mais auto-suficientes e responsáveis. 

O interesse das crianças pelos animais sobrevive mesmo quando elas crescem. O amor pelos animais é um elemento constante num mundinho marcado por freqüentes mudanças. E os benefícios dessa convivência não são apenas resultados de uma breve euforia do "efeito novidade", ou seja, esses benefícios se prolongam e se intensificam com o passar do tempo. 

Crianças são capazes de criar laços profundos com seus animais, muitas vezes os tendo na mesma consideração que têm com os membros da família. Por isso, mais vez, é importante ressaltar a necessidade de uma escolha consciente ao trazer um animal para casa. Poucas coisas podem ser tão traumáticas como se apegar a um bichinho de estimação e algum tempo depois ter que se desfazer dele.  

* Dados obtidos no site da  IAHAIO - International Association of Human-Animal Interaction Organizations  (www.iahaio.org)

Mariana e Bia

 

"É sempre bom ter animais em casa! Quando estou triste, parece que eles sentem e vem me consolar. Quando estou alegre eles também sabem e vem me convidar para brincar!

Como é bom ter animais de estimação como companheiros! 

Devemos sempre tratá-los bem, com carinho, dando proteção, pois eles também tem vida e sentem muito mais do que podemos  imaginar!!

São amigos para toda a vida".

                                                                     Mariana, 9 anos

<< Animais e Crianças: Cuidados

O Mopi é um grupo independente sem fins lucrativos de proteção aos animais da cidade de São Paulo - SP. Nosso ideal é conscientizar a população e promover a tríade: castração, domiciliação e educação.

Mapa do site - Adoção de animais - Como Ajudar - Política de Doação

Desenvolvido por - Softfix